Notícias

 

Capa livro 2No dia 14 de junho, durante o 8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos, foi lançado o livro “Política Nacional de Resíduos Sólidos: implementação e monitoramento de resíduos urbanos”. A publicação é uma iniciativa conjunta do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos - OPNRS e do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE/USP.

Logo RTeS

Revista Tecnologia e Sociedade V. 12 n. 26 set-dez 2016 traz uma seção temática dos melhores artigos publicados no 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que no próximo ano será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR por meio do PPGTE e PGP, nos dias 12, 13 e 14 de junho.

 

Reuniao MP 1No dia 27 passado, o relatório “Avaliação da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Porto Alegre” foi divulgado na sede do Ministério Público Estadual do RS.


04 Nesta terça-feira (14) na véspera da abertura do 7 Forum Internacional de Resíduos Sólidos, um grupo de participantes participou de visita acompanhada à CEAR Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju, localizada no bairro Navegantes em Porto Alegre.


Capa CLR PT 242x300A BVRio acaba de publicar um relatório sobre Créditos de Logística Reversa – uma solução inovadora para a gestão de resíduos sólidos urbanos e que facilita a inclusão produtiva de catadores independentes de materiais recicláveis. O relatório demonstra os resultados de uma experiência piloto no Brasil conduzida com duas empresas líderes de bens de consumo, e oferece propostas para a expansão deste mecanismo.


christianEstudo mostra que geração aumenta, mas aproveitamento não acompanha. A geração de resíduos em Porto Alegre cresceu 30% em seis anos — desde 2008 até 2014 — passando de 0,86 kg para 1,12 kg por pessoa, por dia, em média. Apesar da coleta seletiva, uma ínfima parte, apenas 4,6% de todos os recicláveis, são efetivamente aproveitados. Todo o resto se perde.