Notícias

Cartaz Vitrine 2Se você produz algo a partir de materiais reciclados ou reutilizados, venha expor seu trabalho na Vitrine Sustentável do   8FIRS. A exposição ocorrerá na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná nos dias 12, 13 e 14 de junho. 
Inscrições gratuitas até 25/05/17


jornalcomercioPorto Alegre sediará o 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), de 15 a 17 de junho. O evento acontecerá na sede do Ministério Público gaúcho. Especialistas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul trocarão experiências sobre o tema dos resíduos sólidos.

Capa CLR PT 242x300A BVRio acaba de publicar um relatório sobre Créditos de Logística Reversa – uma solução inovadora para a gestão de resíduos sólidos urbanos e que facilita a inclusão produtiva de catadores independentes de materiais recicláveis. O relatório demonstra os resultados de uma experiência piloto no Brasil conduzida com duas empresas líderes de bens de consumo, e oferece propostas para a expansão deste mecanismo.


02 imagemA Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/CADE) aprovou a criação de gestora de logística reversa para produtos elétricos e eletrônicos, com despacho já publicado este mês no Diário Oficial da União. A existência dessa entidade gestora era uma reivindicação da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Logo RTeS

Revista Tecnologia e Sociedade V. 12 n. 26 set-dez 2016 traz uma seção temática dos melhores artigos publicados no 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que no próximo ano será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR por meio do PPGTE e PGP, nos dias 12, 13 e 14 de junho.


UsedOilO adequado gerenciamento dos óleos usados é uma questão de crescente preocupação, particularmente em áreas industriais e urbanas. Sua geração está intimamente ligada ao aumento do número de automóveis e indústrias no mundo.


04 Nesta terça-feira (14) na véspera da abertura do 7 Forum Internacional de Resíduos Sólidos, um grupo de participantes participou de visita acompanhada à CEAR Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju, localizada no bairro Navegantes em Porto Alegre.

 

IMG 0465

Os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEE), não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários.


christianEstudo mostra que geração aumenta, mas aproveitamento não acompanha. A geração de resíduos em Porto Alegre cresceu 30% em seis anos — desde 2008 até 2014 — passando de 0,86 kg para 1,12 kg por pessoa, por dia, em média. Apesar da coleta seletiva, uma ínfima parte, apenas 4,6% de todos os recicláveis, são efetivamente aproveitados. Todo o resto se perde.

 

Noticia 01 2016

No dia 25 de novembro, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi celebrado o Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral.